Como a poluição afeta seu cabelo

Resultado de imagem para poluição e cabelo

Como a poluição afeta seu cabelo

A maior parte da poluição do ar é obra do ser humano e ocorre a combustão ineficiente de combustíveis fósseis e de biomassa, por exemplo, os gases de escape dos automóveis, fornos e fogões a lenha.
Quem sofremos os efeitos da poluição atmosférica urbana somos pessoas que vivemos nas cidades. Se já sabemos que a poluição aumenta o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares, o que sabemos dos efeitos da poluição no cabelo?

A poluição e o enfraquecimento do cabelo
As pesquisas científicas mostram que as partículas poluentes do ar podem acumular-se no cabelo e causar danos em sua camada protetora, a qual é formada por minúsculas escamas cutículas.
O resultado é um cabelo fraco, mais seco, com uma cor fora, e as pontas espigadas.

Resultado de imagem para poluição

A poluição e a queda do cabelo
As últimas pesquisas dermatológicas descobriram que existe uma relação entre a poluição e a queda do cabelo. Trata-Se do fenômeno da micro-irritação” que provoca tanto em homens como mulheres, a reação em cadeia da queda do cabelo, devido a um estresse comum originado pelo cansaço, o sol e a poluição. Por sua vez, o estresse provoca a produção de radicais livres.
A micro-irritação, inapreciável e indolor, aparece abaixo da superfície do couro cabeludo, e se estende por todo o bulbo capilar, fazendo com que não se molhe ou se nutra a pele.
O resultado é um cabelo fino que se está caindo.

Como evitar que a poluição afecta o cabelo
Infelizmente, a poluição está presente em nossas vidas e cada vez que saímos à rua, expor o cabelo a seus efeitos. No entanto, há certas medidas e tratamentos que podem ajudar-nos como remedio para queda do cabelo.
-Ter uma dieta equilibrada: não é nenhum segredo que uma boa alimentação sempre é benéfica para o corpo todo. Como te explicamos no artigo Alimentação e cabelo , ter hábitos alimentares saudáveis irá ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu cabelo.

Resultado de imagem para beber agua

Também é importante beber muita água e evitar o consumo de tabaco e álcool.
-Lavar mais vezes o cabelo: para combater os efeitos da poluição. Não faças caso, o falso mito de que não é bom lavar o cabelo a cada dia várias vezes por semana. A chave está em usar o xampu adequado de acordo com cada cabelo e do couro cabeludo.

-Usar condicionadores e máscaras de acordo com cada tipo de cabelo: são dois produtos distintos e complementares. Os condicionadores desenredam, hidratam e nutrem o cabelo dando brilho e maciez. Você pode aplicá-los diariamente.

As máscaras reforçam as defesas naturais do cabelo ao reconstruir a parte externa. Recomendamos utilizá-las uma a duas vezes por semana.
-Escovar o cabelo: uma prática tão simples e eficaz uma vez que, pela manhã, ativa a circulação do couro cabeludo e as noites elimina os resíduos de spray gel e o pó. O escovado dever ser feito da raiz à ponta, para não danificar a cutícula do cabelo.

-Seguir tratamentos para a queda de cabelo de acordo com o conselho do médico especialista: há casos em que o cabelo precisa de uma ajuda mais específica para combater o estado de enfraquecimento e/ perda em que se encontra. Pode ser solicitado pelo médico o uso de alguns medicamentos, procure sempre aquele referência e que seja autorizado pela anvisa. Veja mais: hair loss blocker anvisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *