Detran PB – Carteira de Habilitação Gratuita

Detran PB – Tirar a carteira de habilitação gratuitamente faz parte de um projeto que, aos poucos, vai ganhando todo o Brasil. Trata-se do CNH Social, um programa resultado de uma parceria entra os Detran’s e o Governo Federal, onde o principal objetivo é oferecer uma oportunidade de integração profissional a pessoas de baixa renda, que vivem em condições de risco ou que nunca tenha trabalhado no mercado formal.

Caso você seja residente do estado da Paraíba, esteja desempregado e precisando de uma nova chance para adentrar o mercado e conseguir uma excelente oportunidade de trabalho, talvez a CNH social pode ser o que você está precisando. Confira a seguir para aprender um pouco mais sobre o projeto, quem pode participar e quem pode se inscrever.

Sobre o CNH Social PB

O projeto é uma parceria entre os seguintes órgãos: Detran Paraíba, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria da Cidadania e a Administração Penitenciária e de Desenvolvido Humano. O programa foi desenvolvido visando formalizar trabalhadores que já atuam como motoristas, ou pretendem, como forma de trabalho. Dessa forma, é possível tirar a carteira A ou B, seja para motos ou para carros.

Detran PB

Acesse: www.detran.pb.gov.br.

O Governo do Estado arcará com todas as despesas relacionadas a obtenção da carteira, tais como as taxas relacionadas, os exames e tudo que for necessário. O cidadão não pagará nenhum centavo para obter sua carteira, desde que ele se enquadre no grupo de pré-requisitos que o programa atende.

Quem pode participar do CNH Social PB?

Para participar do programa e obter sua Habilitação Nacional, o candidato deverá preencher alguns dos requisitos abaixo:

  • Ser beneficiário do Bolsa Família ou de outro programa social do Governo Federal;
  • Possuir renda bruta familiar de igual ou inferior a 1 salário-mínimo;
  • Nunca ter trabalhado no regime CLT (carteira assinada);
  •  Ser ex-presidiário.

Como se inscrever no projeto Habilitação Social?

Para se inscrever no Carteira de Habilitação Social do Detran PB, o candidato deverá se certificar que atende aos requisitos do programa. Depois de ter certeza que possui o perfil, o interessado deverá esperar a abertura das vagas – que geralmente acontece no início de cada semestre (Janeiro e Junho). O processo seletivo é divulgado no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, endereço onde é possível obter todas as informações necessárias relacionadas a sua inscrição, como, por exemplo: o resultado do processo seletivo.

CNH PB

 

Uma vez selecionado, o candidato deverá ir na unidade do Detran da Paraíba mais próxima de sua região e dar entrada no pedido do documento. A partir daí, o órgão estadual indicará a autoescola e dará todas as instruções e orientações ao futuro motorista sobre o que ele deverá fazer a partir dali.

É muito importante, porém, que o motorista fique de olho no domínio informado acima, pois será no site da CNH Social PB que todas as informações pertinentes ao processo seletivo serão divulgas.

Número de vagas

Mesmo que você tenha preenchido os pré-requisitos necessários para fazer parte do programa, isso não quer dizer que será fácil conseguir uma vaga. Confira a seguir como são divididas as vagas oferecidas no programa:

  • 50% para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal, possuindo um cadastro no Cadastro Único.
  • 15% para pessoas que estejam desempregas e/ou possuam renda familiar inferior a um salário-mínimo federal;
  • 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino, que fazem parte de programas como Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;
  • 10% para ex-presidiários;
  • 5% reservados para pequenos agricultores e pessoas que fazem parte de outros programas sociais.

A distribuição de vagas garante que o maior número de pessoas que realmente precisem tenham acesso à sua primeira carteira de habilitação. Ficou com alguma dúvida em relação a Carteira de Habilitação Social? Deixe suas questões nos comentários.